Telômeros x Atividade Física

Telômeros x Atividade Física
Publicado em: 05/04/2021

Telômeros

Os telômeros são as estruturas presentes nas extremidades dos nossos cromossomos, responsáveis por protegerem o DNA.
Quanto maior o comprimento dessas estruturas, podemos considerar que nossas células são mais jovens e mais protegidas.

Com o avanço da idade os telômeros vão se tornando mais curtos até um ponto que a célula se torna senescente: deixará de se dividir e criar novas células, ou caso ainda se divida, levará mais tempo do que o normal ou até resultar em células danificadas ou incompletas. É quando acontece o envelhecimento e suas consequências.

Telômeros x Atividade Física

Um estudo recente, realizado por cientistas da University of Massachusetts, vem demonstrando que o comprimento dos telômeros em células como os leucócitos e também as que fazem parte do músculo esquelético, estão positivamente associadas a hábitos de vida saudável, como a prática de atividade física, e inversamente relacionadas a condições causadas pela idade, como câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, dores crônicas e estresse.

O que tudo isso significa?

Alguns fatores podem contribuir com a redução precoce dos telômeros, como estresse oxidativo, inflamação, ambiente, tabagismo, obesidade, sedentarismo, etc.

A pesquisa sugere que a prática de atividade física está relacionada a telômeros mais longos do que se comparados aos de pessoas que não fazem qualquer tipo de exercícios, sendo uma das ferramentas aliadas a manutenção do comprimento dessas estruturas, concluindo que fazer exercícios pode ter efeito protetor e restaurador e, como tal, apresentam grande potencial para melhorar o bem-estar e aumentar a longevidade, proteger contra a inflamação, o estresse oxidativo, os efeitos do envelhecimento e até prevenir condições que são causadas pelo avanço da idade.


Fonte: Physical activity and telomere length: Impact of aging and potential mechanisms of action

Oncotarget, 2017, Vol. 8, (No. 27), pp: 45008-45019


Sessão de comentários, dúvidas e respostas

Nenhum comentário foi feito ainda. Para comentar, por favor acesse sua conta.

CNPJ 39.511.601/0001-02
© Biological Age - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PurpleTech