Jejum prolongado ativa regeneração do sistema imunológico

Jejum prolongado ativa regeneração do sistema imunológico
Publicado em: 05/05/2021

Sistema imunológico deficiente é um dos maiores efeitos colaterais da quimioterapia ou pelo avanço da idade.

Pesquisadores mostram que jejum prolongado, não só protege contra a imunossupressão, causada por esse tipo de tratamento, assim como induz a regeneração do sistema imunológico, fazendo com que as células-tronco responsáveis por renovar as células de defesa do nosso corpo, saia de um estado dormente, para um estado de auto renovação.

Na Fase 1 dos testes, em indivíduos que estão em tratamento por quimioterapia, longos períodos sem comer causaram redução significante na quantidade de células brancas no sangue.

Nosso organismo passa a tentar economizar mais energia quando ficamos sem comer por algum tempo, "reciclando" várias células do sistema imunológico que no momento, não seriam necessárias, especialmente células danificadas.

O jejum prolongado força o corpo a usar a glicose, gordura e corpos cetônicos armazenados; também reduz a enzima PKA, um gene chave que precisa ser desligado para que células-tronco ativem o "modo regenerativo".

Durante cada ciclo do jejum, o esgotamento das células brancas no sangue, induzem a troca das células antigas pelas novas, regeneradas por nossas células-tronco.

Cientistas encontraram uma ligação entre a redução nos níveis de PKA e o aumento da longevidade em organismos simples.

O jejum prolongado também reduziu os níveis de IGF-1, um hormônio de fator de crescimento que está relacionado a envelhecimento e risco de desenvolvimento de câncer. A boa notícia é que nosso corpo elimina naturalmente as células antigas e danificadas.


Fonte: Intermittent and periodic fasting, longevity and disease - Nature Aging 1, 47-59 (2021)


Sessão de comentários, dúvidas e respostas

Nenhum comentário foi feito ainda. Para comentar, por favor acesse sua conta.

CNPJ 39.511.601/0001-02
© Biological Age - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PurpleTech