A relação Telômeros x Covid19

A relação Telômeros x Covid-19
Publicado em: 12/04/2021

Diante do contexto a que estamos inseridos atualmente, um dos assuntos que mais têm chamado a atenção é o do sistema de defesa do nosso organismo; mas qual a relação dos Telômeros com o vírus da Covid-19?

Um estudo publicado no "The FASEB Journal", realizado por cientistas do "Center of Human Development and Aging" na New Jersey Medical School, sugere que telômeros curtos nas células de defesa, os leucócitos, está relacionado ao maior risco de falecimento do indivíduo afetado pelo coronavírus.

A maioria das pessoas que morrem por Covid-19, são idosos com comorbidades, como condições cardiovasculares e diabetes, por outro lado, crianças e bebês geralmente passam por quadros clínicos mais suaves.

Há ainda um outro achado que apóia a conclusão: a associação de Linfopenia grave com desfechos fatais de Covid-19.

A Linfopenia também caracteriza a SARS (síndrome respiratória aguda grave) e a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio): doenças causadas por betacoronavírus; assim, a condição do comprimento dos Telômeros dos Leucócitos curtos pode explicar parcialmente a linfopenia associada a Covid-19, refletindo principalmente a um declínio no número e na exaustão dos linfócitos T.

Vantagens do Comprimento dos Telômeros de leucócitos mais longos

Durante a resposta do sistema imunológico, nossas células de defesa devem se multiplicar mais rápido, por mais vezes. Como citamos anteriormente, cada vez que uma célula se divide há encurtamento nos telômeros. Se a célula já possui essas estruturas mais curtas, se dividirá com menos frequência e chegará a exaustão mais cedo, fazendo com que as nossas defesas acabem desfalcadas, enquanto que células com telômeros mais longos poderão sustentar o sistema imunológico com mais eficiência e por mais tempo.

Fonte: Telomeres and COVID-19 - The FASEB Journal DOI: 10.1096/fj.202001025
Center of Human Development and Aging, Rutgers, The State University of New Jersey, New Jersey Medical School, Newark, NJ, USA


Sessão de comentários, dúvidas e respostas

Nenhum comentário foi feito ainda. Para comentar, por favor acesse sua conta.

CNPJ 39.511.601/0001-02
© Biological Age - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PurpleTech